11 de dez. de 2006

Veja vs. Venezuela: aposta certa

Previsões confirmadas quanto à abordagem da revista Veja em relação às eleições na Venezuela. Eis a linha fina da reportagem desta semana sobre o tema:

"Fidel está à morte. Com ele será enterrada a ruinosa experiência do socialismo caribenho. Com petrodólares e planos de expandir sua revolução, Hugo Chávez já se apresenta como novo líder da esquerda latino-americana. Fidel teve a história ao lado dele e muito carisma. Fracassou. Chávez tem petróleo e nenhuma autocensura. Vai fracassar também. Mas a que preço?" (texto completo aqui)

O grifo em itálico é deste blog. Que, por ser um blog, tem mais abertura para uma abordagem opinativa dos fatos. É o resgate do jornalismo de autor. Por outro lado, quando uma revista que se diz jornalística faz uma aposta dessas, é bem mais perigoso. O texto citado, atente leitor, não é o de um editorial da revista, ou de um colunista. É de uma reportagem. Ao bom estilo de um pseudo-jornalismo distorcido e conservador.

2 comentários:

Ale Scaglia disse...

Madu, tô na primeira visita ao seu blog e gostei, cara! Opine mesmo! Sobre a Veja, eu ainda fico pasmo como ela continua vendendo e sendo respeitada. "Reportagens" como essa são mais comuns e mais sutis do que o bom senso recomenda...

Anônimo disse...

"A economia controlada pelo governo é inimiga do bem-estar da população. A construção do socialismo à moda chavista está levando a Venezuela ao mesmo destino de Cuba".

Já dizia o bom e velho...... como é o nome dele mesmo? ahahahahaha