Jogo do Bicho e realidade distante
Essa vem de Danilo Mendes, amigo que foi passar uns tempos em outras paragens, mais precisamente Salvador (BA). Nas poucas vezes que temos mantido contato, ele tem mandado de lá notícias e impressões de alguém que, sim, enfrenta um choque cultural e foge do axé.
"Tanto tem se falado do Jogo do Bicho, de prender bicheiros, de fechar bancas. No entanto, parece que a lei no Brasil chega no máximo a Belo Horizonte. Aqui na Bahia o Jogo do Bicho é unificado em todo o Estado, tem logomarca, financia grandes eventos e divulga o resultado do sorteio na rádio Transamérica (que não é pirata e nem FM). Dê uma olhada em www.paratodos-ba.com.br
Danilo também não deixa de ironizar a imprensa local. A cobertura, segundo ele, destaca em sua maior parte assuntos das regiões Sul e Sudeste do Brasil. No máximo Belo Horizonte e Distrito Federal.
Dúvida: será que, com isso, a mídia não provoca uma espécie de torpor mental que afasta seu telespectador da própria localidade geográfica, deixando-o menos capaz de ver espelhada na tela da TV sua própria realidade —para então questionr, repensr e transformar seu entorno?
Nenhum comentário:
Postar um comentário